estudar a bíblia

Como estudar a bíblia: conheça 6 livros e sites para te ajudar!

Uma das conexões mais importantes que temos com Deus é o Livro Sagrado que ele nos deixou. Por isso, ler, compreender e estudar a Bíblia é uma das melhores maneiras de fortalecer o seu relacionamento com Ele.

No entanto, muitos obreiros encontram dificuldades em decifrar o que alguns trechos querem nos passar. Se esse for o seu caso, os livros e sites são excelentes fontes de informações e ferramentas confiáveis para compreender os ensinamentos da Bíblia.

Considerando a passagem de Lucas 4:4 (“E Jesus lhe respondeu, dizendo: está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra de Deus”) e para ajudar você em suas pesquisas, listamos alguns sites e livros para utilizar como material de apoio em seus estudos bíblicos. Confira!

1. Para Entender a Bíblia — John Stott

John Stott (1921 – 2011) foi um pastor e teólogo conhecido mundialmente por suas obras, principalmente por ter sido um dos autores do Pacto de Lausana (1974), em que foi instaurado o comitê mundial das igrejas evangélicas.

No livro “Para Entender a Bíblia”, John elaborou um estudo completo no contexto geográfico e histórico. Durante a sua leitura, você perceberá como ele contextualizou uma linha de pensamento sobre o entendimento da Palavra de Deus naquela época até os dias atuais.

Além disso, você encontrará diversos versículos e textos que são considerados contraditórios, para que possam ser levantados sua fé, seu entendimento e sua espiritualidade. Exatamente por essa reflexão, a obra se tornou referência para estudar a Bíblia.

2. Métodos de Estudos Bíblicos — Howard F. Voz

Howard F. Voz tem em seu currículo o título de especialista em pesquisas geográficas, bíblicas e arqueológicas. Ele é o autor de mais de 25 obras que se tornaram normas nesses campos de atuação. Também foi um viajante importante, que conheceu as terras da Bíblia e teve a oportunidade de escavar diversos locais em Israel.

Para quem deseja estudar a Bíblia, indicamos o livro “Métodos de Estudos Bíblicos”, lançado no ano de 2006. A obra apresenta uma abordagem de simples entendimento, para que até mesmo leigos no assunto possam entender o contexto especializado de Howard.

Esse título é frequentemente utilizado como material de apoio por pastores e professores de Teologia. Entre os capítulos, é possível conferir assuntos e exemplos práticos para que você conheça os ensinamentos e os fundamentos mais profundos de Deus. Assim, será possível ter sucesso na sua espiritualidade.

3. Monergismo

Entre os sites indicados para estudar a Bíblia, destacamos o Monergismo, que é um ministério virtual e sem vínculos com igrejas ou quaisquer organizações. O intuito é levar a verdade aos cristãos por meio de artigos e fontes clássicas, honrando e enfatizando as escrituras de Deus.

Ao acessar o site, você encontrará assuntos relacionados à vida cristã, história da igreja, missões e lições de Deus, bem como textos sobre evangelismo, ministério pastoral e estudos bíblicos com fontes confiáveis de informações.

4. Ministério Fiel

Esse é um ministério que se iniciou nos anos 60, por um casal de missionários que queria divulgar e produzir conteúdo para que todos pudessem ter acesso e entendimento sobre a Palavra de Deus. Isso porque a população contava com poucas fontes literárias para estudar a Bíblia, a Teologia e a espiritualidade.

Esse casal tinha a missão de evangelizar moradores do interior da Amazônia, pois essa área dificilmente era alcançada. Percebendo a dificuldade de encontrar bons materiais, eles resolveram abrir a primeira livraria de cunho evangélico daquele território. Mais tarde, o portal do Ministério foi ao ar com o intuito de alcançar o maior número possível de fiéis

No site do Ministério Fiel, você tem acesso a artigos, vídeos e e-book gratuitos para estudar o Evangelho e conhecer a história de importantes pastores brasileiros. Também pode encontrar outros materiais que o ajudem em suas pesquisas e estudos bíblicos.

5. Sociedade Bíblica do Brasil

A missão da SBB é o desenvolvimento do ser humano. Para isso, utiliza escrituras como ferramentas norteadoras. No site, a Bíblia é tratada como base do conhecimento, da civilização e dos nossos pensamentos.

Por isso, é o material mais rico e fundamentado para desenvolver os nossos valores éticos e sociais. A Sociedade Bíblica Brasileira disponibiliza conteúdos, artigos e materiais que ensinam a história da Bíblia e como ela foi feita. Além disso, podemos encontrar textos mais complexos e suas traduções. Também é possível contar com um dicionário hebraico.

O portal criou um plano de estudos para aqueles que desejam estudar a obra de maneira linear e cronológica. Ademais, ao acessar o site, você encontrará a Bíblia em diversos formatos, além de princípios utilizados para as traduções e programas sociais de incentivo à leitura e à difusão cultural desse livro sagrado.

6. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia — Normam Geisler

Normam Leo Geisler (1932-2019) foi um verdadeiro mentor para muitos teólogos e avô da apologética cristã clássica. Dr. Normam foi autor, PhD, professor, filósofo, viajante e apologista que abordava os mais importantes conceitos sobre a realidade e a verdade de Deus. Além disso, é reconhecido por ter ministrado os melhores seminários dos Estados Unidos.

Entre as diversas obras produzidas, o “Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia” é resultado dos mais de 40 anos de pesquisas que buscam aprimorar e fortalecer a fé daqueles que acreditam no livro sagrado. Além disso, visa esclarecer as dúvidas mais comuns daqueles que não creem nas palavras escritas ali.

Considerado como uma enciclopédia para estudar a Bíblia, esse livro é centrado em cinco principais abordagens:

  • dificuldades bíblicas;
  • defesa da Bíblia;
  • solidificação dos conhecimentos;
  • manual teológico;
  • evangelismo.

Frequentemente, encontramos pessoas que afirmam a existência de erros em diversos textos da Bíblia, porém, esse manual vem para explicar que existem dificuldades de compreensão, mas não erros. Portanto, pode ser considerado como um guia, pois contempla explicações sobre essas passagens que geram contradições.

Contar com materiais, como sites e livros atualizados e confiáveis, para estudar a Bíblia, garantirá um melhor entendimento sobre cada tópico abordado. Assim, será possível aprofundar os seus conhecimentos bíblicos por meio de abordagens que podem expandir a sua crença e maneiras de pensar.

Gostou da nossa seleção? Ajude os seus amigos a também estudarem a Bíblia da melhor maneira possível. Para isso, basta compartilhar este post nas suas redes sociais!

Deixe um comentário