pregação para jovens

Como preparar uma pregação para jovens: confira 5 dicas práticas

Preparar uma pregação para jovens pode não ser uma tarefa tão fácil para muitas pessoas. Afinal, esse público apresenta algumas particularidades. Por isso, a comunicação pode ser mais difícil quando não se fala no mesmo tom que ele.

Desse modo, nada melhor que entender a diferença no dinamismo para pregar para jovens ou adolescentes. Como pessoas com menos idade podem estar começando a sua caminhada, tendo os primeiros contatos com Cristo, ser atrativo é fundamental para despertar a sua atenção.

Mas não se preocupe. Neste post, vamos apresentar 5 dicas para você considerar na hora de preparar uma pregação voltada para o público juvenil. Confira!

1. Seja interativo

Ser interativo é uma maneira de demonstrar interesse pelas pessoas e incentivar mais atenção por meio da participação. Dessa forma, durante a pregação, vale a pena fazer perguntas, conversar com os jovens, chamar um ou outro para dar um exemplo, entre outras interações lúdicas.

2. Domine a palavra de Deus

Como visto, é muito provável que os indivíduos com quem você está falando estejam no início de suas caminhadas. Por isso, a curiosidade é uma das características mais marcantes entre eles.

Sendo assim, citar um trecho da Bíblia, sem se recordar do livro, capítulo e versículo em que ele se encontra, pode não ser uma boa ideia. Esforce-se para lembrar onde está a passagem e diga como você a estudou. Demonstrar domínio sobre a palavra só vai chamar mais atenção e incentivar o jovem a buscar mais a leitura.

3. Conte histórias

Contar histórias é uma maneira muito boa de interagir com o público. Sem mencionar que é uma das ações mais estratégicas, afinal, até mesmo Jesus usava as parábolas para ensinar uma lição ao seu povo.

Por essa razão, tente relacionar a palavra com algo que aconteceu em sua vida. Um testemunho pode ajudar a tocar as pessoas e fazer com que elas entendam melhor aquilo que você está falando.

4. Use o humor para chamar a atenção

O humor também atrai e faz com que os adolescentes não se dispersem. Contar os fatos de uma maneira descontraída é uma ótima ideia, principalmente no início da pregação. Assim, você consegue cativar o público para chegar ao ponto-chave do momento e passar a mensagem desejada.

5. Transmita uma mensagem objetiva

Uma outra característica muito forte entre os jovens é que eles não costumam perder tempo. Como cresceram com acesso às tecnologias, sempre puderam ler informações de forma muito prática.

Por esse motivo, na hora de passar uma mensagem, a melhor estratégia é não fazer rodeios. Usar do humor para preparar o coração das pessoas é uma boa ideia, mas não se prolongue nem repita a mesma piada.

Desse modo, o público conseguirá absorver mais fácil a mensagem passada e poderá colocar os ensinamentos em prática no seu cotidiano. Portanto, sempre busque a objetividade, tanto para impactar quanto para plantar as sementes em solos ricos.

Depois de conhecer essas dicas de pregação para jovens, é possível perceber a diferença da linguagem utilizada em outras gerações. É importante ter essa dinâmica, a fim de que o Evangelho seja traduzido para todos os povos, línguas e idades. Por isso, planeje boas interações, mas deixe que o Espírito Santo conduza você da melhor maneira.

Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter para ser notificado sempre que surgirem novos conteúdos como este!

Deixe um comentário