como montar um projeto social na igreja

Passo a passo de como montar um projeto social na igreja

Muitos fiéis e obreiros desejam fazer boas ações para a sociedade, mas não sabem por onde começar nem como montar um projeto social na igreja. Ações de caridade e que ajudem o próximo sem esperar recompensas é capaz de mudar a vida das pessoas.

Com apenas uma pequena fração do nosso dia ou fins de semana, podemos colocar em prática projetos que nos aproximem de Deus por meio do amor e ajuda ao próximo. Para isso, é preciso ter em mente que nem sempre poderá contar com a ajuda dos setores políticos, como prefeituras, pois sabemos que a administração social no nosso país é falha.

Nesse sentido, com a população reunida, amor e muita devoção a Ele, é possível fazer coisas incríveis para o próximo. Se você também não sabe como fazer isso, mostramos a você a seguir.

Identifique as necessidades

Para começar a montar um projeto social na igreja, você precisa saber quais são os desfalques e principais necessidades dos moradores da região que pretende auxiliar. Dessa maneira, você poderá atuar na demanda daquele povo.

Comece fazendo visitas, observações e conversando com a população na comunidade. Assim, você poderá identificar demandas como: baixa escolaridade escolar — que pode ser resolvida com voluntários que ofereçam aulas de reforço —, falta da palavra de Deus, crianças abandonadas, prostituição infantil, entre outros problemas sociais.

Incentive as pessoas

Outra dúvida muito comum sobre como montar um projeto social na igreja é sobre reunir, engajar e incentivar as pessoas que estão ao seu redor. Comece conversando com as pessoas que frequentam a sua igreja, pois certamente elas têm a mesma missão e devoção que você.

Durante essa conversa, exponha os seus desejos e dificuldades que as pessoas da comunidade têm enfrentado, para que os voluntários tenham interesse e vontade em ajudar e não fiquem com o sentimento de “obrigação”.

Busque soluções

Antes de colocar o seu projeto em prática é preciso que você tenha desenvolvido soluções para os problemas identificados. Esse também será um desafio, já que muitas vezes você precisará reunir, por exemplo, doações de livros, roupas, alimentos ou até mesmo arrecadações em dinheiro.

Coloque o projeto social em prática

Com todos os recursos em mãos e voluntários com vontade de ajudar, coloque a mão na massa, comece a conectar as pessoas necessitadas às suas soluções. Também aconselhamos que ore e converse bastante com essas pessoas, pois uma palavra amiga tem poderes que você nem imagina!

Para conseguir as devidas arrecadações, você pode fazer festivais, festas na igreja e reunir roupas usadas em bom estado para organizar bazares e até mesmo fazer campanhas. Se várias pessoas ajudarem com pequenas quantias é possível auxiliar muita gente.

Um ingrediente que não pode faltar na receita de como montar um projeto social na igreja é o amor. Quando isso é alinhado com muita dedicação, fundamentos bíblicos e pessoas que tem vontade de fazer caridade e ajudar o próximo, certamente teremos um mundo muito melhor, mais unido e com menores desigualdades.

Agora diga: você já fez algum projeto social na sua igreja ou deseja fazer, mas não sabe por onde começar? Conte nos comentários![rock-convert-cta id=”1944″][rock-convert-pdf id=”1257″]

Deixe um comentário